terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Enquanto Chimpanzés desafiam inteligência humana, Tropa de elite vai virar seriado

O que eu não sei, mas eles pensam
Uma notícia divulgada hoje por meios de comunicação, pra mim, não chega a ser nenhuma surpresa. Em uma análise sobre primatas da Universidade de Kioto, no Japão, os pesquisadores confirmaram o que eu já sabia há muito tempo: os animais também pensam. Desta vez, a descoberta surpreendente – ou não – provou que os macaquinhos são bons de memória. Segundo o pesquisador Tetsuro Matsuzawa, o resultado desafiou o que muitos pesquisadores pensam até hoje: que os humanos são superiores aos chimpanzés em todas as atividades relacionadas à pensamentos, comportamentos e emoções. No teste, realizado através de um jogo de memória, nossos parentes distantes (porém, os mais próximos de todos os animais) aprenderam a ordem dos números de 1 a 9, e acreditem, mais rapidamente do que alunos-voluntários de uma Universidade não divulgada (claro. Quem ia querer estudar numa faculdade onde os alunos têm menos capacidade de memória que macacos?). "Os humanos foram mais lentos do que os três chimpanzés jovens em suas respostas, e, além disso, as respostas foram menos precisas", explicou o cientista em entrevista à imprensa japonesa.



Gente, quando é que essas pessoas vão começar a acreditar que animais também têm funções cognitivas? Quem é que nunca observou seu cachorro, gato, ou qualquer animal de estimação, fazer uma coisa que você, com certeza, pensou: “Ele parece que pensa”. Eu vejo isso todos os dias aqui na minha casa, com os três cachorros que eu tenho. Às vezes, eles fazem coisas que vão além de instinto. E mais, acredito que eles tem sentimento. Quando a família viaja, vocês tem que ver a felicidade deles quando voltamos. E quando começam a latir e falo: “Sou eu”, eles param na mesma hora. Esta pesquisa foi só o começo das diversas descobertas que ainda serão feitas sobre os animais. E parabéns chimpanzés, melhores de memória que a gente!

Quer conferir os vídeos da pesquisa?

http://www.pri.kyoto-u.ac.jp/ai/video/video_library/project/project.html

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tropa de elite vai virar seriado

Admiradores de Nascimento e sua turma: se preparem. O produtor do filme TROPA DE ELITE, Marcos Prado, afirmou em entrevista ao Jornal O DIA que o filme vai virar seriado. Ao contrário do longa - que se passa em 1997 - o seriado será ambientado nos dias atuais. "Não queremos repetir os temas abordados no filme, bater nas mesmas teclas. Vamos falar do atual sistema de segurança pública", adiantou ele ao jornal. "Os problemas de violência de 'Tropa' vão ganhar olhares diferentes", disse o diretor das duas produções, José Padilha. Além disso, o seriado vai tratar de temas atuais, como o envolvimeno de adolescentes de classe média em tráfico de drogas e a comercialização de ecstasy e crack. A emissora que vai transmitir? Ainda não foi escolhida, mas com certeza a toda poderosa Globo já deve estar mechendo os seus pauzinhos. Os fãs podem aguardar pra breve a estréia, porém, ainda não tem data. Será mais um recorde de audiência? Sem dúvidas. Quem sabe ganhar dinheiro, sabe!
Como seria a disputa de inteligência entre o Capitão Nascimento e os chimpanzés? Com certeza ele não aceitaria perder. No mínimo ia "sentar o dedo" no chimpanzé e botar "na conta do Papa".

14 comentários:

Johnny M. disse...

Eu já dei uma aula sobre os mistérios do cérebro para meus pobres alunos de filosofia...rs... Eles gostaram. E sobre Tropa de Elite, a Record do Bispo Macedo já ficou com o direito de exibir o filme na tv. Como se ninguém nesse país ainda não o tivesse visto. Agora em relação a série, se os produtores quiserem contar com a performance de Wagner Moura tem que ficar na Globo, o que eu, sinceramente, espero que aconteça. Odeio a Record, entenda Igreja Universal.

Marcelo disse...

o legal eh q a globo filmes nao patrocinou o filme pq nao tinha final feliz

Rubs disse...

rsrsrsrs
li essa matéria hj no uol, sobre os chimpazes.

e qnto ao seriado... num sei... vai ser com a mesma qualidade do filme.

Anônimo disse...

Muito bom o blog e os textos.... Sobre os chimpanzés, não me impressiona tbm! Acho que tá mais do que na hora de explorar essa parte animal e achar que só nós temos capacidade de entender as coisas ;) Sobre o tropa de Elite, pra mim tanto faz que seja exibido em série, em filme, ou seja lá o que for xD Não do a mínima pra eles mesmo xD

Visita meu blog tbm? ValeÚ!
http://www.what-i-think-about.weblogger.terra.com.br/

Ninguém disse...

Sempre acreditei que animais tem a capacidade de pensar, principalmente macacos! Acho muito interessante um vídeo que se chama Dance Monkeys, Dance! se você procurar no youtube vai achar!

E quanto a Tropa de Elite virar seriado... bem! vamos ver!

O Pão disse...

AH CARA, A GLOBO QUE SE DANE!!!

EU QUERO A SÉRIE NA RECORD!

Anônimo disse...

Oi Rafaela,

sempre achei que os animais ou alguns deles pensam de certa forma.
Indo mais além, tem animal que não perde nem um pouco para o bicho "homem", esse as vezes, deveria pensar bem mais.
Quanto ao filme, acho que se virar seriado vai ficar pasteurizado...melhor seria deixar como está.

Bj

Fláh disse...

E precisam de testes pra comprovar isso ainda?
Os seres humanos tem cada uma, me incluindo nisto. haha

E sobre o seriado, o Brasil só sabe fazer filmes e seriados sobre este determinado assunto. Grande surpresa, não acha?!

Guilherme disse...

Quanto a capacidade dos macacos, é indiscutivel. Alguns afirmam até que macacos são pessoas ( Peter Singer - Ética Prática) pois eles tem noção de presente e futuro, sabem de sua individualidade e possuem raciocinio lógico...os macacos são muito capazes...
quanto ao seriado...sei lá... tem otras coisas pra gent presta atenção hehehehe
bjooo

Anderson disse...

Sempre acreditei que os animais pensam.
O ser humano é um animal e não pensa?
Nietzsche já dizia: "Os macacos são muito simpáticos para que seja nossos primatas"

Vlw

Gabriel Leite disse...

Eu também estava meio ausente por aqui.

Mas, se você gostou de Procurando Nemo, vai adorar Ratatouille! Os dois são da Pixar e são geniais!

A ,propósito: adorei a logo nova. Ficou massa! E sobre Tropa de Elite virar seriado, não vou perder nenhum capítulo! Hhahahahahaha

Beijos

Anônimo disse...

Oi Rafaela,

obrigado por ter linkado meu blog e parabéns pelo novo lay-out, ficou muito bommmm..

Bj

Thiago Pacheco disse...

realmente muito interessante!
eu jah tinha visto uma outra noticia com esse animais e eles foram superiores em muitas coisas, alem disso os pesquisadores fizeram uma disputa fisica com os animais e em todas as competições só uma o homem foi melhor.

em relação ao seriado do tropa!
realmente vai ler algo de sucesso, o filme eh muito bom e espero q o seriado n perca a "alma" do filme, sendo ela violenta ou n!

Hanna C. disse...

É, nunca duvidei do potencial de nossos 'tataravós'.
-
Tropa de Elite virar seriado? O_O
Vão ser o mesmo atores? Por que se for, quase certeza que a Globo será a emissora.
Mas eu realmente não intendi a ligação que voc~es quis fazer entre os dois posts :s
É, sou meio(?) lerda.

Mas ok, belo(s) post(s). ;)