quinta-feira, 8 de novembro de 2007

HONESTIDADE MATA!

Depois de ver todas as coisas que tem acontecido no BRASIL, cheguei a esta conclusão: HONESTIDADE MATA. Seja corrupto e sobreviva. Tanta falta de caráter não está matando só as pessoas, mas os sonhos delas. Sonho de ser alguém na vida – sendo honesto, sonho de construir uma família – ninguém confia mais em ninguém. Isso tudo por causa de uma palavrinha mágica: DESONESTIDADE. Hoje, tava conversando com minha mãe sobre isso, enquanto assistíamos ao RJTV, Primeira Edição, na matéria onde a repórter dava os últimos detalhes da libertação de 43 acusados de associação ao tráfico de drogas. Eu fiz a ela a seguinte pergunta: “Oh mãe, o que você prefere? Morrer honesto e honrado ou sobreviver e aderir à corrupção?”. Ela parou e me olhou bem fundo nos olhos e disse: “Vou ser sincera minha filha. Eu prefiro viver. Me tornaria corrupta, mas sem deixar que esses valores me tomassem na minha vida pessoal”. E você? O que prefere? Hoje parecia ser o dia das dúvidas. Ainda assistindo ao jornal, tava lá a notícia da prisão de 9 jovens de classe média alta, com idade média de 22 anos, mas bem espertos para serem ACUSADOS de traficar na Zona Sul. E minha mãe disse: “É. Antigamente a gente não colocava as crianças em colégios públicos por medo ou preconceito com as pessoas que estudavam nele. Hoje, os traficantes estudam em escolas particulares. E agora?”. E eu pensei. Pensei no mundo HORROROSO em que estamos vivendo. Nesta mesma hora, minha mãe citou uma amiga dela, que tem três empregos públicos e colocou sua única filha para estudar em um colégio estadual. E disse que questionou sua amiga o porquê dela ter feito isso. E ela disse: “Tinha condições de colocá-la em um colégio particular, mas coloquei neste para desde pequena ela conhecer a realidade da vida”.
Pessoas desonestas estão em toda parte, espalhadas em classes alta, média e baixa. Estas prisões são uma resposta ao preconceito de achar que só pobre é bandido. Saber discernir quem é quem é uma dádiva. E quem se mistura e depois quer voltar atrás acaba chegando à mesma conclusão que eu: HONESTIDADE MATA. Uma vez envolvidos é quase impossível reverter. Quase, porque acredito que as pessoas podem mudar. Não sou nenhuma santa, mas sou incapaz de deixar que matem meus sonhos de um mundo melhor. E VOCÊ?

8 comentários:

Anônimo disse...

Rafaela, eu já passei da fase dos idealismos, a vida infelizmente nos ensina certas lições duras, hoje em dia penso na minha vida e nas pessoas que gosto, o resto que se exploda, pode ser até uma atitude egoísta da minha parte, mas foi assim que a vida me ensinou.
Beijos e apreciei o seu blog!

www.ooohay.wordpress.com

Gabriel Leite disse...

Adorei o blog. Ele consegue ser feminino, sem deixar de ser inteligente. Muito bom mesmo.

Quanto a honestidade matar? Tenho certeza que não. Isso é uma visão distorcida pela nossa comunidade. Não deixe que isso te influencie nunca!

Beijos

Nanda Belém disse...

Oi Rafaaaaaaaaaaaaa

hauihauiahiuahuiaiuahuaua antes de tudo olha q engraçado esse comentário aqui do seu amigo... "Ele consegue ser feminino, sem deixar de ser inteligente." o q ele quis dizer com isso!?!?!??! hauiahuiahuiahiuahuia

Os femininos não costumam ser inteligentes?! hahahahahha

enfim...

Cada dia mais seus textos estão melhores... e concordo com vc... hj em dia tá cada vez mais difícil ser honesto, mas... cada um com seus pricípios e valores, né?!

beijãooooooooooo

Gabriel Leite disse...

Rafaela,
Eu pretendo fazer jornalismo muito em breve, mas ainda estou no primeiro ano do segundo grau.
Obrigado pelo elogio. Escrevo bastante, desde pequeno.
Até a próxima.

Anônimo disse...

Eu estou muito longe de ser um exemplo de honestidade, ética ou qualquer coisa do tipo. Acho que sou exemplo apenas de como não se deve ser. Mas perto desta podridão que acompanhamos no notíciário a impressão que eu tenho é que realmente honestidade mata. Tome como exemplo Jorgina, Maluf,Jeferson, Lalau. Todos estão felizes da vida e com suas vidas arrumadas. Enquanto isso leio em outro blog uma garota se queixando que a avó de 71 anos quase morreu por conta de uma assalto em que foi levado seus pingados 380 reais que ela havia acabado de receber da aposentadoria. Com o perdão da palavra, É FODA! Como diz o poema, vou ser honesto e confiar mais só de sacanagem.

Johnny disse...

Olha, vc assistiu o filme Dia de Treinamento? Eu te digo, se eu estivesse na situação em que o Ethan Hawke é colocado no filme, eu faria diferente dele, eu aderiria à corrupção, sim, pois não deixaria minha mulher viúva e minha filha orfã . Mas apenas sob essa pressão. Ainda que eu me considere honesto bastante, eu faria várias coisas que publicamente não se admite como honestidade. Por exemplo, caso eu achasse uma mala recheada de dinheiro, eu não devolveria, não. Coisas desse tipo... Não desejo ser 100% honesto, desejo apenas evitar ao máximo fazer coisas que prejudiquem outras pessoas.

Artesanato da Danny disse...

É rafinha as vezes fico me questionando de como será que devo criar meu filho, que ainda está na minha barriga e por enquanto eu ainda posso proteger, e depois que ele nascer como vou fazer? Ai eu vejo o exemplo desses meninos de classe média alta ou média que os pais fazem de tudo pelos seus filhos e eles acabam decepcionando agente e agente acaba se perguntando onde foi que eu errei sinceramente só Deus vai poder me ajudar na crianção dele...
To amando o seu blog...
Mil bjusss
Te amuuuuu!!!

Tati disse...

Olha, realmente é um assunto bem delicado, pq tem diversas vertentes.

Eu concordo com sua mãe, tb preferiria viver, ter os meus familiares ao meu lado, do que morrer como mártir.... mas tb jamais me corromperia a ponto de prejudicar outras pessoas....aí é uma questão de índole, de caráter mesmo.