segunda-feira, 26 de novembro de 2007

“Se pudesse inventaria uma máquina que me levasse de volta àqueles momentos mais felizes da minha vida”

O sonho de muitos atores é chegar à TV Globo, mas nem sempre isso acontece através de novelas. Ao contrário da percepção do grande público, existem atores que batalham em todas as produções televisivas; fazendo figuração, participações e até sendo contratados pela emissora para realizar produções. É o caso da atriz Helga Nemeczyk, que aos 26 anos, é contratadíssima da Rede Globo, atuando, cantando e dançando no programa humorístico “Zorra Total”. Pois é, além de atriz, Helga é cantora, bailarina e graduada em Cinema. Ela poderia ser vista, até bem pouco tempo, no quadro “Passando o Batom”, do Zorra, onde contracenava com a atriz Suzana Pires e dava vida à engraçada Drica. Hoje, se você ligar a tv no horário do programa, ela estará lá em quase todos os quadros. Neste papo com o “Fala sério hein”, a atriz fala sobre cinema, televisão, dublagem de filmes e sobre sua vida pessoal. Confira!

Profissional
Quando foi a primeira vez que o bichinho do “quero ser atriz” te mordeu?
- Quando eu ganhei o disco de vinil dos saltimbancos de Chico Buarque e ficava fazendo todos os personagens na frente do espelho, o jumento, o cachorro, a galinha e a gata.

Você é formada em Cinema, mas até hoje, como personagem, você só trabalhou em Teatro e Televisão. Você tem planos para a carreira artística cinematográfica?
- O cinema para mim é uma diversão cara, porém, uma diversão. Eu ainda tenho bastante tempo para me dedicar a ele.

Por falar em cinema, existem mulheres que marcaram época em produções cinematográficas. Existe alguém que você gostaria de viver no cinema? Alguém em quem você se espelha?
- Evita Perón. Eu já vivi no teatro e gostaria de viver no cinema, mas a Madonna já viveu... pena. Eu me espelho nela, pois foi uma mulher dedicada, determinada e extremamente bondosa.
E o canto? Quando essa paixão surgiu na sua vida?
- A verdade é que não sou tão apaixonada pelo canto. Deus quis que eu cantasse e me deu esse dom. Eu gosto, claro, mas prefiro atuar.

Você é contratada da Rede Globo, atuando, cantando e dançando no Programa Zorra Total. Como é fazer parte do maior programa humorístico da TV Globo e trabalhar ao lado de feras da televisão brasileira?
- O que mais me agrada é ter Mauricio Sherman como diretor. Um dos fundadores da televisão brasileira, que me ensina todos os dias uma coisa nova.
Alguns atores têm como objetivo fazer novelas, além de teatro. E você? Novela está entre seus objetivos?
- Sim. Não sou diferente dos outros atores, quero estar numa novela, mas por um motivo diferente da maioria. Eles estão preocupados com a própria divulgação e eu estou preocupada com a minha conta bancária.

Além de dublagens musicais no cinema, você tem vontade de fazer dublagem de personagens?
- Sim, mas o campo é muito fechado. É difícil competir com dubladores que já estão no meio há mais de trinta anos. Mas eu chego lá.
Você passou um tempo em Londres fazendo aulas de teatro musical, quanto tempo foi e como foi esta experiência. Teve que largar tudo aqui para ir em busca de qualidade profissional?
- Passei nove meses de intensa felicidade. Larguei tudo, emprego, família, namorado e fui em busca de meus objetivos. Faria tudo de novo se preciso fosse.
Conta pra gente alguma gafe que você já cometeu em cena.
- Uma vez estava viajando com uma peça chamada “O SONHO”, e de repente meu companheiro de cena teve uma crise de riso que me contaminou. Eu não conseguia parar de rir e comecei a fazer força para parar e foi me dando uma crise de flatulências... (risos, risos e mais risos).

Pessoal
Você fez a dublagem musical de um filme da Disney chamado “A família do Futuro”, que conta a história de um menino que encontra outro que vem do futuro. Você alguma vez já desejou ir ao futuro pra saber o que irá acontecer ou só o que importa pra você é o presente?
- Na verdade eu me importo com o passado. Sou muito saudosista. Se pudesse inventaria uma máquina que me levasse de volta àqueles momentos mais felizes da minha vida.
Como mulher, como foi fazer a Drica, no quadro “Passando o Batom”, do Zorra Total? Você também chama suas amigas pra ir ao banheiro para fofocar?
- Lógico, qual a mulher que não faz isso.. (risos)... eu adorei fazer.

Dizem que televisão é uma guerra de egos. Você já teve algum problema com isso? Pessoas invejosas querendo seu mal? Se sim, conta pra gente, sem citar nomes, algo que já tenha acontecido.
- Graças a Deus, não. Fui muito bem recebida no Zorra. Ainda não tive esse problema.

Seus fãs na sua comunidade do Orkut dizem que você é atriz, cantora, bailarina e cineasta. Você se considera uma artista completa?
- Eu fiz e continuo fazendo de tudo para ser.
O que é essencial em sua vida?
- Saúde, segurança, amor e dinheiro.
Todo ser humano é fã de alguém, seja uma pessoa pública ou não. Quem é seu grande ídolo e como é a relação entre você e seus fãs?
- Por enquanto a maioria dos meus fãs são meus amigos, então a relação é muito boa. Mas, quando aparece alguém me elogiando, eu agradeço muito e digo o quanto é importante receber aquele carinho. E tenho alguns ídolos... muitos.. (risos). Na música, no cinema, no teatro e na tv, posso falar um de cada. Chico Buarque, na música. No cinema, Abas Kiarostami. No teatro, Cadu Fávero e na tv : Mauricio Sherman.

O que você acha?

... do fanatismo de torcidas organizadas de futebol, que chegam a matar membros de torcidas rivais por amor a um time e a uma camisa?
- Uma tremenda ignorância e uma falta de espiritualidade.

Pergunta do internauta: ERWIN ROMMEL, do Rio de Janeiro.

"Quais são os projetos dela para o cinema como atriz, diretora, produtora ou os três juntos no melhor estilo Clint Eastwood?"
- Um roteiro que escrevi na faculdade e que preciso estar mais madura para fazê-lo como atriz. Mas quero fazer tudo no filme, no estilo Clint EastWood.

Curtiu a entrevista? O "Fala sério hein" agradece a sua visita :)

° Quer conferir HELGA em cena? Acesse: http://www.youtube.com/watch?v=yB3BbZWylf8

° ° fotos: arquivo pessoal

7 comentários:

Anônimo disse...

oi

Vai ver que a sua franjinha deve ser igual a minha!rs

Sobre a entrevista, gostei muito... e acho que, para ser considerado artista completo, tem que fazer td isso aí que ela faz: cantar, dançar e interpretar.

bjus

Anônimo disse...

Muito boa a entrevista, se bem que não conheço a atriz mas vou assitir o Zorra pra vê-la e é claro...voltarei ao seu blog para mais entrevistas como estas bem como outros artigos que você escreve muito bem...

Bj.

Johnny M. disse...

Eu não assisto o Zorra Total. Sinceramente o detesto, então nunca vi a Helga, mas vc, como sempre, mandando muito bem na entrevista.

Anônimo disse...

Rafa!
Parabéns pelo blog!
Já é a terceira vez que acesso, mas ainda não tinha te deixado um recado.
A entrevista está muito boa...a crônica sobre futebol então...nems e fala.
Se cuida aí!
E boa sorte nessa nova etapa!!
Bjos,
=)

Anônimo disse...

Meu Deus, você nunca viu a Helga Nemeczyk, então corra e vá vê-la no teatro do CCBB-RJ, até 30 de dezembro de 2009, ela é fantasica cantando, dançando e interpretando na peça "Theatro Musical Brazileiro - 1860-1914".

WILLIAM MORAES CORRÊA (OS FOLIÕES) disse...

Uma artista completa! Uma das gratas revelações da TV brasileira. Ainda muito a conquistar, mas cujo brilho já irradia e fascina. Tudo fruto de estudo, pesquisa e trabalho, muito trabalho. Parabéns, amada Helga!

Anônimo disse...

bem ela é muitho gostosa devia posar para a play boy en fim eu comia ela e ñ comia o diretor do zorra total