quarta-feira, 21 de novembro de 2007

NÃO DÁ PRA ENTENDER

Não costumo falar sobre futebol, mas certos acontecimentos merecem ser escritos. Precisa ter mais que um Doutorado em Psicologia para entender o que faz inestimável número de pessoas acamparem, enfrentarem filas quilométricas, em busca de um sonho: VER O FLAMENGO no último jogo pelo Campeonato Brasileiro. A tentativa da empresa Nestlé parecia que iria torná-la o “calcanhar de Aquiles” dos rubro-negros. Mas, deu tudo errado. Em busca dos 32.730 ingressos que a empresa oferecia aos torcedores em troca de uma lata de NESTON, que custa em média R$ 5, milhares de rubro-negros se aglomeraram desde ontem na porta de supermercados aqui do Rio, caçando pelo menos um ingresso. Mas não é só este fanatismo que preocupa. Hoje, o torcedor do Flamengo que estava internado depois de uma briga na última semana entre torcedores do time e do Vasco, Germano Soares da Silva, de 44 anos, morreu. Sinceramente, eu tenho esperança de um dia acordar e ver que as torcidas continuam diferentes, mas que todos se respeitam. Vai além da compreensão humana, o que faz pessoas largarem suas vidas para ficarem minutos, horas e dias na fila com um objetivo: ver um time. Muitas vezes, a GARRA da TORCIDA não é valorizada pelos jogadores, que para ganharem o que ganham, deviam dar um verdadeiro show. Mas, isso é o de menos. Para muitas pessoas, esse R$ 5 faz falta, e muita. E poucos foram aqueles que permaneceram nas filas e conseguiram algum ingresso. O acordo entre o Flamengo e a Nestlé foi um desrepeito ao torcedor, que é fanático por natureza e faz TUDO pelo seu time. Inclusive, a paixão por um time é algo que ninguém nunca vai conseguir entender. Dá gosto de ver jogos do Brasil, não pelo time brasileiro, mas pela torcida, que tem um objetivo comum: torcer. Ali, não se vê destinções entre torcedores de times estaduais, são todos uma só torcida. Tem pessoas já vão aos estádios com o objetivo de brigar e, às vezes, fazem isso até mesmo antes de ver o time jogando. O que motiva essas pessoas? Existe algo além do AMOR e PAIXÃO pelo time. Longe de mim criticar as torcidas organizadas, pois elas realizam um espetáculo LINDO dentro de campo. Critico aqueles que saem de casa mal intencionados, aqueles que não permitem que os estádios de futebol sejam um local seguro para a família toda curtir esse amor nacional, que é o futebol. Imagina se no mundo fossemos todos iguais. Que saco! Assim como existe branco e preto, existem sol e lua, FLAMENGUISTAS e VASCAÍNOS, SÃO PAULINOS E CORÍNTIANOS. O espetáculo não está em ver os times jogando, mas sim, em ver as torcidas convivendo harmoniosamente. Viva a diferença!
OBS:
Pra aqueles que perguntaram se sou eu mesma que faço os textos e as entrevistas: sim! :) Amo escrever aqui e amo ser Jornalista.

16 comentários:

Nanda Belém disse...

Então Rafa...

Eu tb não entendia muito bem essa paixão não! Até q eu li algumas histórias de torcedores... e vi que muitos consideram seu time como o único "patrimonio" q eles tem na vida! tem gente q dá a vida pelo time... perde a familia, perde o emprego... mas o time?! o time é a vida da pessoa!!! quando entendi isso, e depois q fui ao maraca e vi pai e filho, super humildes, mas lá... sempre presentes, passei a entender como certas pessoas ficam tantas horas na fila! é uma paixão! e é uma paixão muito, muito grande! e eu acho meio doidera, mas é bonito! quando vc vai no estádio e se depara com pessoas assim... é bonito de ver! é uma vibração e uma energia absurda!
em relação a violência... eu concordo com vc! mas vc pode ter certeza, q da onde parte a violência, não tem a paixão! é uma outra "classe" de torcedores... e essa é feia! brigar é feio! foi tão bonita a homenagem q a raça fez... de colocar um bandeirão escrito - crianças de volta nos estádios, não tem preço - essas coisas sim... emocionam... da um frio na barriga de ver e sentir! briga não!
agora isso q vc falou dos jogadores... eu concordo tb! tem muitos q não sabem o valor da camisa q vestem! e isso é uma sacanagem! pq para eles é só perder um jogo... mas tem muita gente q deixa as vezes de comprar comida pra casa, para comprar um ingresso para ver o jogo! pelo salário q eles ganham... eles tinham q dar o máximo de si... suar a camisa e dar valor a todas aquelas pessoas! por isso q eu falo... q muitas vezes acho besteira contratar um grande nome! tinha q dar chance para todos os meninos da categoria de base, q crescem amando o time, treinando por ele... e q vai dar valor!
Mas enfim... futebol é isso ai... vc sabia que existem mais paises filiados a FIFA do q a ONU?! hauiahaiuhaiuhaiuhaiah
Futebol é uma paixão mundial... e tudo q é paixão é dificil de entender, né?!
Beijos e parabéns pelo post! ficou ótimo!

Thiago Pacheco disse...

hey moça linda!
nem esperava q alguem comentasse no meu blog, de uns tempos pra cá parei de ficar na comunidade pedindo comentarios! muito obrigado!

enquanto ao texto, estou completamente de acordo, e quem n está neh? moro em salvador e aki o clima dos jogos entre bahia e vitória eh quente. briga nas ruas, pessoas correndo e no estádio soh vai homem, pq a familia tem esse medo de ir. sair de sua casa pra correr riscos eh muito ruim. em um outro jogo um menino de apenas 7 anos sofreu queimaduras com bombas caseiras q esse marginais q se dizem torcedores levaram.

eu critico essas torcidas, um um exemplo a ser seguido eh a nova torcida do fluminense q n tem camisa alem da camisa do proprio time e n canta musicas ofensivas, alem de q nessa nova torcida as familias vão com toda tranquilidade.

Otimo texto moça, sempre levanta boas discursões!!! bjaum! se cuida! ;]

lucaxxx disse...

Olha não tenho doutorado em Psicologia, nem em Sociologia, mas vc já pensou que num país como o Brasil, umas das unicas coisas que restam mesmo a essas pessoas é o futebol??/ Como vc disse pra algumas dessas pessoas esses R$5, irão até fazer falta mas me diga, nesse pais, o que hoje em dia ainda compensa um sacrificio desses??/ não sou fã de futebol, tava vendo a seleção brasileira agora e não conheço metade dos jogadores, mas eu entendo essa paixão e sempre vou entender. Belo post. Bjãooo

ComputerDicas disse...

Agora entende ne rsrs. Adoro Futebol, seja jogo do meu time seja jogo da seleção eu faço o que posso pra assistir.
abraços

* Mariana disse...

Enquanto esses caras pernudos jogam e ganham milhões, tem gente no Brasil passando fome. Parece dramático, mas é a realidade. Essas pessoas que morrem por futebol, deviam parar e pensar um pouquinho nisso. Esportes são legais, fazem bem... Mas exagero é péssimo.
Beijinhos

Johnny M. disse...

Olha, eu torço para o Flamengo e para o América de Natal, minha cidade. Participava ativamente da comunidade do América, mas sai da comunidade quando torcedores que se dizem "puros" passaram a perseguir aqueles a quem chamam de "mistos", isto é, torcem para o América e para outro time, no meu caso o Flamengo. Invadiam os perfis dos membros da comunidade para tentar encontrar algo que os denunciasse como mistos. Queimaram camisas de vários times de futebol antes do jogo do América com o Flamengo aqui. Esses seres colocam uma agremiação esportiva à frente de suas vidas, fazendo de um time de futebol a sua razão de ser, perdendo qualquer noção. Eu tenho pena deles. Futebol pra mim é só lazer, entretenimento misturado com paixão sadia, jamais doentia.

Anônimo disse...

grande toquinha... tá mandando bem... primeira vez q venho aki e me amarrei...

akele koé de longe...

Anônimo disse...

Oi querida, obrigado por estar sempre dando uma passadinha em meu blog, fico muito satisfeito. Concordo que as torcidas devem ser mais harmoniosas, sou Flamenguista, mas não fanático e sempre fui contra essas brigas de torcidas.
Beijos linda!

www.ooohay.wordpress.com

Anônimo disse...

Oi

Eu até ia escrever sobre isso lá no meu blog, mas, sinceramente? não consegui. Eu repudio quem foi se submeter àquilo que nós vimos nos noticiários. Eu acho que não se deveria chegar naqueles extremos de pessoas dormindo em filas, como se fosse para ser atendido pelo SUS. Sou torcedora do flamengo, gosto muito de ver o meu time jogar, dou R$ 100 na camisa oficial, mas dormir na fila e ainda por cima ser humilhada, correndo o risco de ser baleada pela polícia, não, me desculpe, isso o flamengo JAMAIS vai ter de mim.

Johnny M. disse...

Olha nós aqui outra vez...rs..
Mas agora tô comentando do joguinho lá da comunidade. Ah, e tô com um blog novo. Dá uma olhada:

ttp://osgoonies.blogspot.com/

beijo

Johnny M. disse...

essa semana aqui na minha cidade houve mais um conflito entre torcidas organizadas rivais. Um rapaz foi apedrejado e, além de ter o rosto desfigurado, está em coma no hospital. Não tem jeito.

Anônimo disse...

Oi Rafaela,

infelizmente as pessoas escolhem maneiras que prejudicam, fere, mata outras pessoas para canalizarem seus sentimentos de raiva, frutração, demonstração de força e poder. As vezes me pergunto; que mundo é esse em que vivemos, cada vez mais extremista, pra onde estão indo os valores do ser humano???

Gostei do seu blog, é muito bem escrito...

Sucesso pra você!

Lucas Conrado disse...

Nossa, um texto muito legal!
Realmente, acho um absurdo essa questão de briga de torcidas. Sou atleticano fanático e tenho o maior respeito pela torcida do Cruzeiro. Não é porque eles torcem por um time diferentes que acho que tenho o direito de brigar com eles.
Sinto falta daquele futebol onde a rivalidade era saudável e a gente poderia ir aos estádios com crianças e idosos.
Quanto a essa promoção da Nestlé, acho que foi muito mal planejada. Quem ganhou com isso foi a própria Nestlé...
E acho que as pessoas gostam tanto de futebol porque esse é um escapismo para os problemas da vida. Tipo, a vitória do time do cara pode ser a única alegria dele, numa semana difícil...

visite meus blogs
http://lucasconrado.blogspot.com/
http://brasilforadoeixo.blogspot.com/

Anônimo disse...

Respondendo a sua pergunta:

O "José" nós ganhamos de um tio nosso, foi bem difícil de conseguir, já nem tinhamos mais esperanças quando derepente...eis que surge o José.

Bom final de semana.
bjs

Ahh obrigado pela visita

An@Lu disse...

tá ai uma coisa que eu nao entendo: fanatismo por futebol e por religião.
acho que não leva a nada. o povo mata e morre por que? pra ver 22 homens correndo atrás de uma bola?
affff... pode ser que um dia as torcidas se toquem que não leva a nada brigar.
até lá muita noticia ruim ainda vai rolar.

Vini Manfio disse...

tem gente que não tem o que fazer na vida
aí vai bagunçar
encher o saco
atrapalhar
é complicado
mas enquanto esses torcedores não forem punidos pela justiça
continuarão a fazer isso
e desculpe por comentar apenas o trecho final, porque achei o mais importante que eu poderia comentar
abraço